GLOSSÁRIO
A
B
C
D
alimentar
Hipermercados,
supermercados
e redes alimentares.
associativismo
Trata-se de um grupo de farmácias com o objetivo de superar desafios por meio de ajuda mútua, gerando benefícios econômicos e sociais em prol de todo o grupo.
Autosserviço
Modelo de loja que permite que os clientes escolha seus produtos sem a necessidade de auxílio direto de atendentes.
Biossimilar
Produto cópia de um produto referência de origem biológica identificado por uma marca. (Não pode ser considerado uma cópia exata)
BGX
Medicamento sem marca própria com molécula similar a de medicamento com marca, também chamado de Genéricos.
Controlados
Produtos vendidos somente com prescrição médica, confinados no armário de controlados atrás do balcão.
Cross merchandising
Merchandising utilizado para cruzar categorias não naturalmente expostas em conjunto. Ex: Produtos de cólica em absorventes descartáveis.
CAIXA DE EMBARQUE
Merchandising utilizado para cruzar categorias não naturalmente expostas em conjunto. Ex: Produtos de cólica em absorventes descartáveis.
DGMPE
Distribuição, Gôndola, Merchandising, Preço e Educação
Distribuição
Garantir a presença do produto na loja, evitando faltas. Reduzir a ruptura, aumentar a demanda, ter o item certo no PDV certo.
E
G
H
M
Educação
Treinar e informar o PDV sobre as características e benefícios das marcas Sanofi e Medley, através de vídeos e materiais informativos.
Espaço A-Z
Espaço atrás do balção
Genérico
Produto cópia de um produto referência identificado pelo princípio ativo e sem marca própria.
Gondôla
Ter a correta exposição do posicionamento do produto em gôndola com número de frentes em linha com participação de mercado dos produtos.
Higiene / beleza
Produtos que podem ser livremente vendidos em farmácias.
I
ICMS
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços
Independentes
Farmácias de pequeno e médio porte.
Market share
Participação de mercado
Medicamento referência
Produto original do princípio ativo, referência utilizada para as cópias genéricas ou similares.
Merchandising
Garantir ações que chamem atenção do consumidor no PDV e que estimulem a compra por impulso através da aplicação e posicionamento correto dos materiais.
MPDV
Material de ponto de venda
O
P
R
S
OTC
Produto de venda sem prescrição médica, vendidos fora do balcão
PDV
Ponto de venda
PF
Preço de fábrica
Planograma
Imagem que orienta o posição de um produto na gôndola
PMC
Preço máximo ao consumidor
Ponto natural
Ponto principal de venda do produto analisado.
PPP
Venda valor calculada com base no desconto médio de mercado.
PX
Resultado do período de
1/jan - até a data atual
Redes
Clientes estruturados que fazem parte de uma mesma bandeira. Na Sanofi a clusterização é dividida em Redes / Corporativas / Regionais / Distritais.
Ruptura
Falta de produto na loja
RX/ Prescrição
Produtos que precisam de receita médica para serem vendidos e posicionados atrás do balcão
Shopper
Cliente que compra para si e para outras pessoas. Exemplo: Mão que compra para o filho.
Similar (BGX)
Produto cópia de um produto referência identificado por uma marca
SKU
Apresentação de um produto. Exemplo: Dorflex blíster ou Dorflex caixa.
Switch
Movimento em que produtos RX se tornam produtos OTC
U
V
Y
UI
Unidade Internacional - Sistema de medidas utilizado na farmacêutica e na química, geralmente, para quantificar algumas vitaminas, como a A e a D.
VB
Volume base de produto na loja
YTD
Quantidade total acumulada do início do ano até o momento de análise, pode ser tanto unidades como valor.