GLOSSÁRIO

A — D

E — M

O — S

U — Z

A

B

C

D

alimentar

Hipermercados,
supermercados
e redes alimentares.


associativismo

Trata-se de um grupo de farmácias com o objetivo de superar desafios por meio de ajuda mútua, gerando benefícios econômicos e sociais em prol de todo o grupo.


Autosserviço

Modelo de loja que permite que os clientes escolha seus produtos sem a necessidade de auxílio direto de atendentes.

Biossimilar

Produto cópia de um produto referência de origem biológica identificado por uma marca. (Não pode ser considerado uma cópia exata)





BGX

Medicamento sem marca própria com molécula similar a de medicamento com marca, também chamado de Genéricos.

Controlados

Produtos vendidos somente com prescrição médica, confinados no armário de controlados atrás do balcão.


Cross merchandising

Merchandising utilizado para cruzar categorias não naturalmente expostas em conjunto. Ex: Produtos de cólica em absorventes descartáveis.


CAIXA DE EMBARQUE

Merchandising utilizado para cruzar categorias não naturalmente expostas em conjunto. Ex: Produtos de cólica em absorventes descartáveis.

DGMPE

Distribuição, Gôndola, Merchandising, Preço e Educação






Distribuição

Garantir a presença do produto na loja, evitando faltas. Reduzir a ruptura, aumentar a demanda, ter o item certo no PDV certo.

E

G

H

M

Educação

Treinar e informar o PDV sobre as características e benefícios das marcas Sanofi e Medley, através de vídeos e materiais informativos.






Espaço A-Z

Espaço atrás do balção





Genérico

Produto cópia de um produto referência identificado pelo princípio ativo e sem marca própria.







Gondôla

Ter a correta exposição do posicionamento do produto em gôndola com número de frentes em linha com participação de mercado dos produtos.

Higiene / beleza

Produtos que podem ser livremente vendidos em farmácias.

I

ICMS

Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços


Independentes

Farmácias de pequeno e médio porte.

Market share

Participação de mercado


Medicamento referência

Produto original do princípio ativo, referência utilizada para as cópias genéricas ou similares.


Merchandising

Garantir ações que chamem atenção do consumidor no PDV e que estimulem a compra por impulso através da aplicação e posicionamento correto dos materiais.


MPDV

Material de ponto de venda

O

P

R

S

OTC

Produto de venda sem prescrição médica, vendidos fora do balcão

PDV

Ponto de venda


PF

Preço de fábrica


Planograma

Imagem que orienta o posição de um produto na gôndola


PMC

Preço máximo ao consumidor


Ponto natural

Ponto principal de venda do produto analisado.


PPP

Venda valor calculada com base no desconto médio de mercado.


PX

Resultado do período de
1/jan - até a data atual

Redes

Clientes estruturados que fazem parte de uma mesma bandeira. Na Sanofi a clusterização é dividida em Redes / Corporativas / Regionais / Distritais.


Ruptura

Falta de produto na loja


RX/ Prescrição

Produtos que precisam de receita médica para serem vendidos e posicionados atrás do balcão

Shopper

Cliente que compra para si e para outras pessoas. Exemplo: Mão que compra para o filho.


Similar (BGX)

Produto cópia de um produto referência identificado por uma marca


SKU

Apresentação de um produto. Exemplo: Dorflex blíster ou Dorflex caixa.


Switch

Movimento em que produtos RX se tornam produtos OTC

U

V

Y

UI

Unidade Internacional - Sistema de medidas utilizado na farmacêutica e na química, geralmente, para quantificar algumas vitaminas, como a A e a D.








VB

Volume base de produto na loja








YTD

Quantidade total acumulada do início do ano até o momento de análise, pode ser tanto unidades como valor.